sábado, 3 de abril de 2010

Lembranças 1


De fato tenho uma memória extremamente seletiva e com plena autonomia de vôo. Ela é tão autônoma que muitas vezes elimina nomes e momentos valiosos, e me mete em situações embaraçosas. Esqueço nome de colegas parceiros, músicos de minhas bandas passadas, profissionais que cruzei nos corredores das TVs, rádios e jornais, até nome de alguns parentes, letras de música que gravei, nome de lugares que visitei ... bem, a lista é gigantesca.

Quando visito o grupo Carla Visi criado por Ciro no FACEBOOK sou surpreendida com vídeos, fotos, shows antigos que nem me lembrava mais. Fico tão feliz em ter compartilhado esses momentos com alguma audiência, em perceber que aquele momento marcou a vida de algumas pessoas. Então li a sugestão de um companheiro de rede. Marcelo perguntou: quais os momentos da carreira que marcaram Carla? De imediato sinto uma pane porque surgem muitas imagens desordenadas, depois um vazio como se nada de relevante tivesse acontecido nesses 23 anos de cantoria.

Então respiro fundo e penso nos momentos que marcaram minha vida como cantora e logo lembro da minha primeira lição. Quando comecei a cantar ainda adolescente, a primeira pessoa a reconhecer o meu talento e a me estimular a cantar foi a minha mãe. Cantora de voz potente e contralto, deixou a música para casar e ser uma mulher dedicada a família. A partir daquele momento, década de 80, a nossa família se resumia a nós duas. A separação dos meus pais me possibilitou o encontro com a música. Passamos muitas privações financeiras. Apartamento no Cabula com poucos móveis, geladeira vazia. Chegamos a dividir a marmita que minha mãe recebia de almoço no estágio da Secretaria da Fazenda. Graças aos bares mobiliei a casa, consegui concluir o segundo grau, consegui ser aprovada com louvor em todas as universidades e ainda fiz uma poupança. Naquele momento decidi que lutaria por minha independência e que nunca dependeria de um marido.

Minha mãe que nasceu Raynalva em 1950, de apelido Iná e por causa de numerologia desencarnou em 2003 como Inaiá, viveu intensamente as minhas conquistas e meu sucesso. Dona Iná era o meu norte, minha fonte de luz e equilíbrio. Mulher de uma espiritualidade imensa, adorava ajudar a todos até encarar o câncer. Sempre tentei retribuir o carinho e a dedicação dela, mas naquele momento nada salvaria minha mãe. Depois de 7 anos ainda tem gente na família que tem a cara de pau de me perguntar: por que não fizeram um transplante de fígado? Será que o tratamento foi correto? Convivi com isso durante meses. Fiquei deprimida, me sentindo culpada, como se a minha negligência tivesse matado a pessoa que eu mais amava no mundo.

Hoje tenho certeza que as pessoas morrem quando devem morrer. Ela lutou para viver enquanto pode. Tentou tratamentos diversos, além da quimioterapia. Mas chega um momento que até os melhores guerreiros se retiram da luta. Naquele dia 4 de abril de 2003, depois de uma semana de muitas dores, minha mãe partiu. Deus, como eu sofri, como eu briguei contigo, como eu me isolei, como eu curti a minha dor até ressurgir das cinzas ... fortalecida. Quando tinha 11 anos, minha mãe me ouvia cantando as canções de Elis e diante de um pequeno deslize, ela me disse: “Filha, feche os olhos, sinta a música e solte a voz. Não se preocupe com nada, apenas cante”. Nesse dia nasceu a intérprete Carla Visi. Minha mãe, muito obrigada.

20 comentários:

Webeatriz disse...

Tua história de vida e de superação é comovente, com certeza de onde está D. Inaiá, continua a te soprar no ouvido ; "filha , feche os olhos e cante!"

Blog Fábio kannu disse...

como é linda a historia de vida dessa mulher guerreira.
carla vc nasceu pra brilhar as dores e provaçoes exitem para testa os guerreiros e vc de fato é uma guerreira.


JESUS TE AMA

Fabio kannu
joão pessoa paraiba

Dai Thais disse...

Ah Tia Inaiá(foi assim que a conheci), uma guerreira ,verdadeira leoa pra defender e cuidar dessa filha que tantas alegrias trouxe pra nossas vidas!!Saudades boas senti agora,eita qts vezes escutei:"o que vc ta fazendo aqui de novo Daiane?Como vc nos encontrou?.Me sentia uma verdadeira ameaça mas a entedia muito bem,estava apenas zelando pelo seu bem mais precioso.
Qt à sua memória seletiva Carlinha,relaxa,nunca vamos te deixar esquecer o qt ja fez e continua fazendo a alegria de muitas pessoas,e não apenas algumas.Preciso tb agradecer demais a minha tia por ter ajudado a nascer dentro da garotinha de 11 anos a grande intérprete Carla Visi,que hj com sua voz,talento,simpatia,simplicidade e humildade,leva o amor "Por Todo Canto" que passa.
Te amo Carlinha!!

Unknown disse...

Eu também passei por essa dor de perder minha mãe, é difícil, mas serve como aprendizado. Parabéns Carlinha pela determinação e força...

Unknown disse...

Mulher de atitude e iniciativa, correu atrás dos sonhos e conseguiu.Exemplo sempre a ser seguido...

Arthur Brasileiro disse...

Tijolo no teto, almofadas pelo chão, livros esquecidos num canto, sonhos voando alto e uma platéia minúscula de boca aberta, inebriada pela interpretação maravilhosa da menina. "Como Nossos Pais" percorria pelos quatro cantos daquele conjunto residencial no Cabula e fazia a turma da Escola Técnica esquecer do estudo e se atentasse ao brilho da nossa estrela. Som limpo e reluzente, inesquecíveis estudos nas tardes de sábado, inesquecível menina Carla...
- "E aí meninos, tudo bem?"
- Tudo bem d. Inaiá!!!!!

Anónimo disse...

Voce esta vendo o porque que sempre a gente diz: Carla é guerreira, batalhadora e nao so por estas qualidades que a admiramos. Vc é mulher de sabedoria unica por isso neste dia 04/04 lembre-se com muito carinho de sua mae Dna. Inaiá, pois é sim atraves dela que és esta mulher forte e de carater. Jamais se esqueça **Nos lhe amamos de coração pra coração**

Anónimo disse...

Carlinha, só muito tempo depois soube que sua mãe havia partido, não sabia o motivo mas fiquei muito triste quando soube porque lembro dela quando a vi no programa Domingo Legal quando a dupla ET e Rodolfo foram acordar você em sua casa e sua mãe, a simpática e querida d. Inaiá os recebeu. Ela parecia tanto com você!!! Bonita, jovem, atraente... só podia ser sua mãe. Ela se foi mas deixou para nós você, a certeza de que ela já cumpriu seu dever aqui neste mundo deixando-nos uma grande herança: Carla Visi, nossa cantora inspiradora. Hoje celebramos a páscoa, dia em que Cristo nos dá a certeza de que um dia ressuscitaremos com Ele para uma vida nova. Que ela descanse em paz. Feliz páscoa, feliz ressurreição. Abraços de quem te ama. Gilberto.

São Luís-MA

Joce disse...

Me emocionou muito de ler todas estas emoções que você nunca expressou na frente dos amigos.
Encontrei sua mãe, você se lembra, depois de ter tanto ouvido falar dela, e me lembrarei sempre daquela noite quando vocês duas cantaram juntas.
Beijos carinhosos Carla, você deve ser a admiração e sua mãe

Unknown disse...

respirei bem fundo antes de começar a escrever.
Todos nós passamos por alguma perda mais só os guerreiros conseguem se fortalecer diante dela, sempre soube que vc é uma pessoa especial por isso pedia ás vezes pra ficar perto de vc sem vc precisar dizer nada, aprendí muito com vc e me orgulho muito por isso te amo de montão e sempre estarei torcendo por vc beijão e felíz páscoa.

Jr Vilanova disse...

Meu Deus, que relato emocionante para um domingo de Páscoa... suas palavras, de tão limpas, chegam a ser cruas... ou seriam viscerais, fiéis as emoções?

É um imenso prazer poder dividir situações tão íntimas e com um conteúdo de lição de vida tamanho! Todos ganhamos com isso!

Um abraço.
Ps: Continuo insistindo para que abra espaço para "seguidores" no blog!;)

CIRO LÉO disse...

Grande, imensa Carla Visi. Mais uma vez tuas palavras emocionam. Só conheci tua mãe por ti, que tanto falava nela e a tinha como um grande exemplo. Mas também fiquei tão surpreso quando tivemos aquela conversa em Salvador, em frente ao teu carro e um dos assuntos foi a saudade. Eita pessoa evoluída! Um dia chego lá, nem que seja engatinhando na Ladeira de São João!!!

Gil Guedes disse...

Tenho boas recordações de sua mãe aqui em Recife, te acompahando em teus Shows. Uma energia muito boa quando via vcs duas juntas e ela sempre sorridente.Percebi uma vez quando fui te ver em um hotel aqui em Recife e ela se apresentou como sua mãe perguntei que horas vc ia descer até mesmo pq queria muito tirar foto com vc e ela foi muito verdadeira em dizer que vc estava descansando e que logo ia acordar e a noite vc estaria linda e bela na avenida para puxar um bloco de carnaval, me conformei com as palavras de sua mãe e a noite voltei para o hotel antes de vc ir para avenida e tiramos muitas fotos juntas... Tenho lindas fotos desse dia e D. Inaia tambem estar presente nessas fotos, espero um dia ter com vc e te mostrar essas fotos.. Esse dia ñ esqueço jamais.. Uma feliz pascoa de muita alegria. Saudade sim, tristeza ñ..

THIAGO BOLS disse...

A Diferença..é q além do dom, a música veio com a força de um legado de família e fez parte da sua educação primordial...aprendeu a interpretar como qm aprente a ñ jogar lixo no chão, a ñ pegar as coisas dos coleguinhas, a respeitar os mais velhos...Danada mimnha tia Inaiá...rsrs..oq ela te ensinou sem vc perceber foi a seduzir...a chegar ao coração das pessoas...a se teleportar!E vc aprendeu como ninguém...
Vlw minha Tia!

Unknown disse...

Que história linda!!
Lendo sobre sua vida, fica mais fácil entender porque vc é tão forte e determinada. Não só percebemos a sua história em você, mas também em seu trabalho, que vai além de nos encantar e nos entreter, ele nos toca e nos emociona!
Sou seu fã incondiconal e sei que vc é uma mulher verdadeira e sincera, apesar do pouco contato que tivemos...
Conheci sua mãe em um show q vc fez em 2001, em Contagem, quando se lançou na carreira solo. Conversei bastante tempo com ela, enquanto você se preparava para se apresentar. Ela foi extremamente gentil e simpática comigo. Eu tinha o número do telefone celular dela e sempre ligava para ela para saber notícias suas. Era inconveniência minha (de adolescente) e ela sempre me tratou super bem e carinhosamente.
Só quis expressar aqui esse contato que tive com D. Inaiá para que você saiba que seus fãs também se orgulham da sua mãe, assim como você!
Te amo Carla Visi. Hoje e sempre eu te amo!

fcontagem disse...

Iniciei na internet uma Campanha "Por favor convide a Carla Visi pra fazer uma participação no show do Axé Brasil em BH", dia 09/04. Queria muito ter o privilégio de escutar, mais uma vez, a sua voz!

Hamilton Hafif disse...

Seu relato é fidedigno e sensível a ponto dispensar qualquer comentário meu...
Beijo

Unknown disse...

Carla, no programa vida de artista vc falou de um lugar na Bahia em que vc ia muito na sua adolecência.Que lugar é este?bjssssssssss

Unknown disse...

Concordo que nao se pode midst o destino.. Que declaracao incrivel! Saiba que seu talento nunca foi esquecido.. A midia faz pessoas serem talentosas mesmo nao sendo... Vc eh diferente, tem o Dom e o maid importante.. Vc tem o carisma! Amamos vc... Olhe sua Volta e veja quantas pessoas te Amam!

Suas musicas fizeram parte da minha infancia... E sinto mta saudade disso tudo!

Grande bjo

veronica disse...

Carla, as perdas que experienciamos em nossa vida, servem para nos tornar seres humanos mais forte e mais humanos. Todo sofrimento, devemos acolher com alegria, sabendo que a tristeza pode durar uma noite, mas alegria vem logo ao amanhecer, no surgir da aurora. Embora tenha sofrido, chorado, e como as correntezas, de repente tenha vivido algumas quedas,mas, não se encolheu nem se escondeu...Mas, se fez como as águas, se fez forte diante da queda... e chegou ao chão com forças que nem sabia de onde vinham... Mas lá estava Carla Visi... firme como a rocha... E como o rio de Piracicaba... jogando água pra fora... Assim fez você com este dom que lindo que Deus te deu ... Cantou e nos encantou... E nos emociona toda vez que lança um novo cd... Cadê o novo cd?... Faça logo... Abraços fraternos...
Sou sua fã desde 1996.
Verônica Rosa---Nanuque- Minas Gerais