quarta-feira, 9 de março de 2011

Qual o preço de uma frustração?


Carnaval com amor é maravilhoso, mas sem profissionalismo é impossível.


Sempre falo que quem cria expectativas termina colhendo frustrações. Mas não seguindo o meu próprio conselho, acreditei que tudo fluiria bem na terça feira de carnaval no Apaxes do Tororó. Comecei esse processo dispensando sutilmente todas as propostas de shows para esse dia. Bons cachês, condições razoáveis de trabalho ... mas pairava sobre mim uma vontade imensa de mais uma vez cantar no Carnaval de Salvador. Então no dia 14 de fevereiro na casa da minha tia Ray e na presença da minha vó Dalva, meu pai e minha madrasta, eu concordei em fazer no dia Internacional da Mulher uma grande homenagem as mulheres carnavalescas da família e do Brasil em um dos blocos de índios mais tradicional da Bahia. Importante salientar que minha tia Ray é diretora fundadora do Apaxes e minha mãe, Iná, foi a primeira mulher a cantar no bloco.

A emoção nos contagiou e toda família se envolveu. O presidente do bloco Apaxes, Adelmo colocaria a estrutura do bloco na rua e nós conseguiríamos o dinheiro para pagar os músicos e profissionais da equipe técnica. Questionei: mas nós temos apenas duas semanas? E todos concordaram em até colaborar do próprio bolso para pagar os cachês. Saímos em busca de colaboradores. Uma amiga nos ajudou na assessoria de imprensa e dois amigos de meu pai e minha madrasta contribuíram com metade dos cachês. Cheguei a procurar o vice-prefeito que sempre muito gentil tentou nos ajudar através de outros órgãos envolvidos com o carnaval, mas devido o pouco tempo, não obtivemos retorno favorável. Tudo bem, assumiremos esse custo pois temos uma meta: fazer um lindo carnaval para o Apaxes, para a família e para meus queridos fãs, minha grande família do Brasil.

Eu e minha banda ensaiamos exaustivamente desde o dia 24 de fevereiro, pois tínhamos um repertório pronto para até 3 horas de show, mas não para 6 horas de percurso que é a media das saídas de trio em Salvador, enquanto a produção adaptava o nosso cronograma de viagens para chegarmos a tempo de montar o equipamento e todos se aprontarem. Inclusive houve a aquisição de passagens de avião de Ilhéus para Salvador pois o nosso show da segunda foi em Mucuri a 900 Km da capital baiana. O meu técnico de som começou uma peregrinação ao Parque de Exposições com o objetivo de ajustar o trio elétrico às nossas necessidades técnicas. Chegamos à quinta de Momo e o bloco ainda não tinha carro e os que estavam disponíveis foram desaprovados por Pardal, técnico de som que já montou diversos trios e conhece carnaval há trinta anos.

Compartilhei essa preocupação com a família e com alguns fãs antes de sair da cidade. Falei por telefone e mandei mensagens para Adelmo com cópia para membros da família e da minha equipe com as nossas condições mínimas para trabalhar no carnaval. De todas as exigências, um trio com bom som era a principal. Monitoramos a saída do bloco no domingo e na segunda quando tiveram na avenida o excelente trio Estrelar. Rapidamente o meu técnico ligou para o proprietário desse trio e ele muito feliz disse que seria um prazer ter um amigo no trio dele, mas que não sabia se estaria à disposição do Apaxes também na terça. Eu pensei: POR QUE O BLOCO TERIA UM EXCELENTE TRIO NO DOMINGO E NA SEGUNDA E NÃO NA TERÇA, JUSTAMENTE O DIA QUE EU CANTARIA NO BLOCO?

Viajamos muito, tocamos em diversas cidades para um público animado, conhecemos novos fãs e pessoas legais mas eu não me desligava de Salvador. Os poucos momentos que estive em algum hotel, assistia a transmissão da festa e via brilhar os meus colegas e artistas de outros estilos e pensava ... terça estarei compartilhando com vocês dessa alegria, dessa energia de cantar na capital do maior carnaval de rua. Chegamos em Salvador as 15hs de terça e meu pai e minha madrasta conseguiram uma saveiro para levar o equipamento pois Adelmo não se manifestou para nos oferecer o transporte que havia pedido, inclusive para nos levar até o trio na hora de tocar. Relevei o fato. Meu técnico e meu produtor seguiram para o trio com carro próprio enquanto amigos levavam os instrumentos. Ao chegar no Canela se depararam com os piores veículos de carnaval existentes. Mesa de som obsoleta, caixas em menor número com falantes recauchutados, iluminação precária, camarim pequeno e sujo e um banheiro sem condições de uso.

Vi o nosso carnaval se esvaindo e toda a tristeza me invadiu naquele momento. Havia um convite para participar da transmissão de uma TV, não tive coragem pois não me sentia bem. Pensava na minha tia, minha vó e outros parentes que fizeram fantasias pra mim, meus backings e músicos. Pensava nos fãs daqui e de outras partes do Brasil que vieram para celebrar comigo o último dia de carnaval. Pensava nos amigos que colaboraram com trabalho ou financeiramente para o pagamento da banda. Pensava na minha banda que tanto se dedicou para preparar um momento musical especial com canções do Apaxes e para o dia da Mulher. E o meu coração foi ficando pequenininho. Para fazer um belo Carnaval precisa de muito amor, porém não se faz carnaval sem profissionalismo. Agora não cabe arrependimento. Mas não posso negar a minha grande frustração.

9 comentários:

Unknown disse...

NOSSA COMO PODE UMA MULHER TÃO BELA,MEIGA E ACIMA DE TUDO ISSO TALENTOSA PASSAR POR TANTO FRUSTTRAÇAO?
FICO ME PERGUNTANDO POR QUE PESSOAS DOTADAS DE TANTO TALENTO SÃO SIMPLISMENTE DESRESPEITADAS DE TAL FORMA ?
E COMO PODE UMA PESSOA TÃO TALENTOSA FICAR DE FORA DO NOSSO CARNAVAL, QUE TODOS DIZEM TER ESPAÇO PRA TODOS.
MAS QUE RAIO DE ESPAÇO É ESSE QUE NÃO DAR LUGAR É UM DOS MAIORES E MAIS EMINENTES TALENTOS DA NOSSA BAHIA REGISTRO AQUI TAMBÉM TODA MINHA INDIGNAÇÃO E FRUSTRAÇAÕ POR DEIXAR DE VER UM SHOW QUE EU TENHO CERTEZA SERIA BRILHANTE!
DIANTE DE TANTOS FÃS NÃO SEI SE VAI SABER QUEM SOU MAS O Q IMPORTA PRA MIN É PASSAR POR AQUI E TE DAR TODO MEU APOIO SINTA-SE ABRAÇADA POR MIN
BEIJOS
ALINE SOARES

Anónimo disse...

Nossa Carla, sou de São Luís-MA e partilhava antes a imensa alegria com outros fãs seus pelo orkut em saber que vc estaria no carnaval de Salvador puxando o trio. Estávamos tão felizes, quer dizer, só não estava melhor pq não poderia prestigiar esse momento especial. Mas li os comentários alegres de quem estaria lá para te ver. Confesso que na terça fiquei até altas horas da noite esperando vê-la na band ou no sbt folia, inclusive mandando msgs no twitter para que pudessem mostrá-la, mas acabei dormindo e não a vi. Fiquei chateado, qria ver vídeos q supostamente teriam gravado e posto na internet mas acabei tb me frustrando com essa triste notícia. Fico triste mesmo pois me sinto no seu lugar, aquela vontade de chorar e ter que engolir o choro ou chorar escondido por td e como td aconteceu. A preparação, a fantasia, os shows cancelados, a divulgação, enfim... Carla estamos aqui, conte conosco, não abandonamos você, estávamos felizes, ficamos triste, mas como vc disse, vale a experiência. Vc vale mais, é uma artista excepcional e não merece um palco assim. A sua ausência na mídia demonstra mt bem q hj em dia a preferência não está na qualidade e harmonia do som mas na baixaria. Carla Visi ainda te veremos nos trios de Salvador, forte abraço e obrigado pelo desabafo sincero. Te amamos.

Unknown disse...

Não sou muito de postar nas redes sociais, mas hj senti uma enorme vontade de postar depois desse absurdo que aconteceu. Carla acompanho seu trabalho desde do Cheiro, sempre faço lembrar seu nome no meu ciclo de amizades e afins, jamais esqueci sua voz, sempre pesquiso sobre vc e ouço suas músicas. Queria te dar um abraço forte e longo e te dizer: AMO O SEU TRABALHO!Não importa se vc está na midia ou não. Infelizmente a panelinha do axé music e agora tb do pagodão é grande. Levante a cabeça e cante para nós que AMAMOS VC!BJ e se cuide!

Unknown disse...

É de deixar qualquer um indignado com a falta de respeito e consideração com a completa artista Carla Visi, quando se trata de mídia e carnaval de Salvador.
Acompanho Carlinha desde sua época da banda Cheiro de Amor, fico me perguntando o por que dessas "barreiras" contra a própria, seria medo de que "tomasse" espaço de "cantores de play-ground" ou contra a própria CANTORA E ARTISTA CARLA VISI?
É muito triste saber de uma notícia como essa. Fiquei muito ansioso e feliz quando soube que Carlinha voltaria a puxar um bloco em cima de um Trio Elétrico na maior festa de rua do planeta. Comecei a imaginar como estaria seu coração, sensações de ansiedade. Sei que É muito importante ou se tratando da falta de respeito de 2011 SERIA muito importante voltar ao circuito onde ela trouxe muita alegria, animação e felicidade para MILHÕES de pessoas. Circuito Campo Grande.
Paro e vejo alguns vídeos no "youtube" da época do bloco Cheiro.
Imaginei por diversas vezes como seria seu depoimento em cima do trio na passarela famosa, querendo cantar seus sucessos, agradecimentos e etc.
Quando paro e vejo tudo o que ocorreu, é mais uma resposta, "COMPLÔ", verdadeiros fracos não conseguem admitir o sucesso e talento de nossa cantora!
O que tenho a dizer é; SOU APAIXONADO PELO CARNAVAL DE SALVADOR.
Carlinha, SEJA FORTE, verdadeiros fãs estarão sempre do seu lado e torcendo por você, seja em Salvador, interior, Brasil ou Japão.
Ainda veremos e gritaremos pelo seu nome no circuito do carnaval de Salvador!

TE AMAMOS!!!

EDY W disse...

CARLA MUITA FORCA PARA VOCE. POR FAVOR MANTENHA, POR MIM E POR SEUS MILHARES DE FAZ ESPALHADOS PELO GLOBO TERRESTRE, MANTENHA ESSE BLOGGE ATUALIZADO.

EDY W disse...

MUITA FORCA PARA VOCE E POR TUDO QUE FOR SAGRADO MANTENHA ESSE BLOGGER ATUALIZADO PARA A FELICIDADE DE TODO O GLOBO TERRESTRE.

Unknown disse...

Carlinha, sou André de Fortaleza, quase levei choques em postes por voçê ou nega volte á minha terra, se precisar vou de aviãozinho, pois diante seu cheiro meu coração ainda fica á sacudir e abalar. aguardo retorno meu twitter é André morais.BBB 12. cheiro de amor pra voçê!

Edu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edu disse...

Lamentável! Mas a vida é feita de experiências positivas e negativas. A cada nova experiência, vamos aprendendo mais ainda a dar valor a quem realmente merece, a reavaliar nossas atitudes e valores diante das pessoas que nos rodeiam. Será que determinadas pessoas merecem de fato o "diamente precioso" que a gente cultiva bem dentro de nós mesmos? Eis a questão.A verdade é que isso não me incomoda tanto assim.Nada mais me surpreende na vida, porém, a cada dia que passa, sinto uma enorme necessidade de expressar o que sinto verdadeiramente, independente da aceitação ou não por parte das outras pessoas. Amar é bom demais! E é por isso que eu digo, repito e repetirei quantas vezes for necessário:eu te amo, Carla!Também amo os meus demais semelhantes, porém, por vc, sinto algo muito especial. E vc é especial, e sempre será, não somente para mim, mas também para todos aqueles que te amam verdadeiramente.