sábado, 15 de maio de 2010

A casa dos meus sonhos


Muitas vezes me questiono se tenho um comportamento sustentável, quer dizer, se tenho hábitos que me proporcionam qualidade de vida, e trazem benefícios para minha comunidade e para o planeta.
Recentemente adquiri uma casa com a intenção de transformá-la em um exemplo de casa "verde". Então começaram os conflitos.
Por trás do empreendimento havia um compromisso de criar um parque ecológico. Ótimo, porém todo ele foi edificado sem o menor cuidado ambiental.
O desmatamento da área aconteceu cheio de percalços, sem a coleta de espécies da fauna e flora, além de reaproveitamento zero da vegetação existente. Nenhuma árvore ficou de pé. Quando visitei o terreno fiquei desolada.
Depois que as casas começaram a ser construída, decidi fazer as alterações para uso de energia solar e captação de água de chuva. O projeto tornava essas alterações inviáveis. Além do alto custo para a instalação, provavelmente teria eficiência questionável.
Para completar há alguns meses da entrega das casas, o empreendimento foi embargado pelo IBAMA. Claro que no meio desse processo havia disputa entre poderes e posturas duvidosas.
O empreendimento depois de oito meses obteve o desembargo parcial. E pasmem, a minha futura casa permaneceu embargada pois se encontrava em local inadequado de acordo com os parâmetros do IBAMA.
Queria tanto proporcionar à mim e minha filha uma vida de contato com a natureza que me tornei vítima do meu idealismo.
Ainda não sei como essa novela vai terminar.
O que tenho certeza é de que não quero mais morar nessa casa. Acredito que ainda não chegou a hora da mudança.
Mesmo morando em apartamento, minha filha terá doses diárias de natureza. Porque a natureza está em todos os lugares. No nascer e por do Sol, na chuva, nas flores, borboletas, pássaros, no mar e na brisa que sentimos da nossa janela, no sorriso, no afeto ...
O importante é despertar nela esse amor pela vida através das coisas simples do nosso dia a dia.
No momento certo teremos a nossa casa dos sonhos.

8 comentários:

Webeatriz disse...

Este é o meu sonho também, mas não encontro nem um arquiteto idealista, nem um prefeito que faça o saneamento da rua, que fica a poucos metros do Rio Amazonas, onde há 6 anos espero construir meu sonho! Não desistamos! Bjs

Priscila Guedes disse...

É cada vez mais notório o descaso com a natureza prédios, condominios, casas sendo construídos em áreas verdes, locais os quais deveriam ser preservados..
Temos que ficar atentos para realmente não cairmos nestas armadilhas do dia a dia..E certamente, a pequena Visi já tem o melhor da natureza:Vc, mãe, que procura despertar a todo instante este olhar especial para tudo que a cerca...Principalmente o Amor pela vida e por tudo que é belo.
Grande beijoooo

Unknown disse...

Certissima Carlinha, te admiro cada vez mais!!!

Ayêska Paulafreitas disse...

Não desista. Tudo que se deseja de coração, para o seu bem e sem prejudicar alguém, um dia se realiza.Muito bonito o seu texto. Beijos

Unknown disse...

Você realmente é um grande exemplo, de pessoa, de artista...

CIRO LÉO disse...

Primeiramente, que coisa linda a tua idéia. "Segundamente", que coisa feia o "interesse" dos outros.
Às vezes me pego pensando se o mundo está aí mesmo para a questão ambiental, se toda essa ideologia do Greenpeace entre outros grupos não é balela. Vejamos. Vivemos num mundo capitalista, onde as indústrias são os motores da economia. Consumo, consumo e mais consumo. Quem é rico não quer ficar pobre. Quem é mecenário passa por cima até da mãe. Então o que dizer ou melhor, devemos acreditar quando empresas dizem utilizar de outras formas de combustíveis etc? Como tu disseste, é caro para se tirar energia do meio ambiente. Mas como? Se é de graça? O Sol nasce todo santo dia!
É, muito duvidoso...
Os interesses nesse mundão são bem maiores, envolvendo política e diversos outros assuntos, como religião etc. Pra mim, a cura da Aids já existe. Mas será que seria um bom negócio para a indústria farmacêutica ou até mesmo para os políticos que estão por trás disso liberar? Lógico que não! Muito dinheiro é usado para a "pesquisa" e eles estão a fim de perder esse capital?
Muito difícil, não é, Carlinha?
Mas voltando à sua casa, que pena que não deu certo. Não dá certo para quem é certo. Talvez, ainda não seja essa a sua casa. Coisa melhor está por vir.

Beijão.

Vinícius disse...

Oi Carlinha,

Primeiro, queria dizer que sou seu fã, amo a sua voz e o seu trabalho. Quase que diariamente visito seu espaço na uol e ouço "Tiquinho de Você", "Por todo Canto", dentre outras.

Agora gosto mais de você ainda, por saber de sua consciência ambiental. Eu sou nutricionista e faço mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho. Está cada vez mais necessário darmos importância a essas questões. Enfim, parabéns pela idéia, pelos sonhos, pela filha e pelo talento. Eu ficaria muito feliz que você me respondesse de alguma forma.
Tenho um blog chamado www.vinizambert.blogspot.com

Um super beijo

THIAGO BOLS disse...

A CASA DOS SONHOS JÁ ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA COM FORTES ALICERCES!!!! Q FELICIDADE TER VOCÊ EM NOSSO MEIO!