sábado, 2 de julho de 2011

CORPO, MENTE E ALMA


O movimento pelo bem é fundamental, mas a libertação não é conquistada apenas com conhecimento e ações superficiais. A transformação vem da alma pois “quem sabe pode muito, mas quem ama pode mais”*.

Mesmo com todo determinismo para o sucesso nos livros, meios de comunicação e até nos modelos educacionais, vemos uma quantidade cada vez maior de pessoas insatisfeitas com suas vidas. Os desejos estimulam planos que causam expectativas que geram frustrações porque sempre queremos mais e mais e mais ... Não temos um modelo realista e razoável de vida como referência pois apenas divulgam os extremos: a ausência de sucesso – o fracasso ou o bem sucedido – o vitorioso. E então esquecemos que a vida que vivemos é totalmente preenchida por anônimos fundamentais muitas vezes ignorados e desrespeitados por nós.

Todos os dias recebo em minhas caixas de mensagem, nas redes sociais e de relacionamento, orações, correntes, previsões, receitas para o sucesso que sugerem “não quebre essa corrente pois algo de muito bom vai acontecer e mudar a sua vida”. Alguns textos são realmente interessantes e positivos, mas todas as vezes que retransmito retiro essa cláusula determinista: faça e tudo dará certo, não faça e perderá uma grande oportunidade de ser feliz, ser rico, de encontrar a pessoa amada, de ser uma pessoa melhor. No fundo sabemos que nada vai mudar apenas com o reenvio de um e-mail se não fizermos algo de real para melhorar as nossas vidas. ATITUDE para o bem e para o bom.

Primeiro, a transformação não pode ser apenas teórica. A simples leitura de um texto pode ajudar a perceber o poder que temos e onde podemos melhorar, mas só ler não consolida a mudança. Fica no âmbito do conhecimento mas falta sabedoria. O acesso às informações de cuidar do corpo, desenvolver hábitos saudáveis, ter boa alimentação e pensar positivo e amorosamente deve ser um grande estímulo para nos proporcionar melhor qualidade de vida, porém se temos dificuldades básicas fica complicado implementar esse projeto de bem estar. Todos nós temos nossas lutas pessoais. No entanto essas lutas devem começar aqui dentro, bem do coração.

Recentemente percebi que mesmo lendo, me informando, assistindo a palestras, trocando idéias com amigos, eu me sentia cada dia mais desmotivada, insegura e frustrada. Diante desse quadro procurei ajuda e cheguei à conclusão que todo o conhecimento adquirido não tinha sido verdadeiramente absorvido. Alimentamos os conflitos internos, criamos bloqueios, nos afundamos na culpa e nutrimos o medo porque nos apegamos aos momentos mais difíceis de nossas vidas. Ao nos ligarmos aos fracassos acreditamos que nada mais de belo foi realizado. Nem sequer sentimos a beleza e o amor ao nosso redor. E olha que o bom e o belo estão nas coisas mais simples.

A mente humana é muito poderosa. De início usávamos como parâmetro o QI. Entretanto o raciocínio rápido e lógico dos gênios não lhes garantia sucesso na vida. No final do século passado, descobrimos a inteligência emocional pois pessoas inteligentes eram vitimas das suas emoções mal trabalhadas. Então fizemos as pazes com os nossos sentimentos e encaramos de frente as nossas emoções para melhor nos entendermos e nos relacionarmos. Agora no novo milênio é chegada a hora de cultivar a saúde da alma. O movimento para o bem é fundamental e a libertação será conquistada com o amor pleno. O amor transformador que não espera nada em troca e que vê no outro apesar das diferenças o seu igual, pois para quem ama verdadeiramente não interessa gênero, classe social, cor da pele, opção sexual, nível intelectual ou origem.

Para saúde da alma, corpo e mente, pratique sempre: amar a Deus, a si mesmo e o próximo.

*Titulo do livro psicografado pelo psiquiatra espírita kardecista Wanderley Oliveira da Editora Dufaux

Texto elaborado para revista Boa Dica / Japão

4 comentários:

Flamarion Silva disse...

Também concordo que o bom e o belo estão nas coisas mais simples. Seu texto faz bem, pois nos chega carregado de energia boa.
Meu abraço.

CIRO LÉO disse...

De fato, Carla, quem ama pode muito mais!

THIAGO BOLS disse...

DE NADA VALE O CANTO SE NÃO FOR PRA ENCANTAR....
TBM ACREDITO QUE TUDO DEVE SER POR AMOR...CADA GESTO, CADA PENSAMENTO...CADA PLANO....EM FUNÇÃO DE UM BEM MAIOR...Q VAI ALÉM DOS SEUS DESEJOS...QUE INCLUA PELO MENOS MAIS UM QUE VÁ SE BENEFICIAR DISSO Q Ñ SÓ VC E Q EM NADA PRECISE LHE RETRIBUIR...COMO JÁ DIZIA UMA BELA CANÇÃO " A MENOR INTENÇÃO DE SER MELHOR, JÁ É AMOR"...E O PRIMREIRO SINTOMA DISSO É PENSAR NO PÓXIMO. LINDO TEXTO MINHA CANTORA...O MELHOR É PODER RECONHECER VC EM CADA PALAVRA! TE AMUU!!! GRATUITAMENTE...APESAR D VC ME DAR TANTO!

EDY W disse...

NOTA 1000