sábado, 2 de julho de 2011

Vivendo e aprendendo


A Terra do Sol Nascente – um bom exemplo a ser seguido de trabalho coletivo, crescimento pela educação e tecnologia limpa.

Acabei de dar uma entrevista para um jornal local divulgando o meu novo projeto de Música Mestiça Brasileira (MMB). Esse projeto tem como foco principal explorar as claves rítmicas afro-brasileiras em canções com melodias e métricas interessantes. Mas o papo foi tão bom que ele me sugeriu uma retrospectiva da minha carreira e me pediu para lembrar alguns momentos marcantes. Depois de falar sobre o primeiro palco de bar, o primeiro trio e a primeira banda, e também sobre a participação na banda Cheiro de Amor, cheguei a uma das viagens mais importantes que fiz na minha vida: JAPÃO. Eu, banda e equipe, 15 pessoas vindas do Brasil, nos juntamos a produtores japoneses da Min-On e Latina para fazermos 11 shows em 11 cidades diferentes em 24 dias.

Nada de anormal. Os shows tiveram teatros cheios e contamos com uma estrutura maravilhosa. Mas quanto mais eu viajava pelo Japão, mais me surpreendia. Procurava resquícios da guerra e os encontrei apenas nos museus e monumentos. Em todo lugar que passei encontrei um país totalmente reconstruído, vivo e produtivo. De Sendai a Okinawa, passando por Kitakyushu, Nagasaki, Kioto, Osaka, Kobe, Tóquio... experimentamos da culinária tradicional aos sushis de lojas de conveniência. Nos hospedamos em hotéis espaçosos em prédios altíssimos como em pousadas modestas. Vimos o tranquilo japonês do campo, o apressado japonês da cidade e o bronzeado japonês da praia. Encontramos em todos os lugares pessoas solícitas, dispostas a nos ajudar mesmo com as dificuldades de comunicação.

Senti a gentileza desse povo e lembrei do meu povo brasileiro. Sabemos que em todos os países há algum tipo de corrupção e problemas sociais, porém políticos que desviam verbas de merenda escolar, superfaturam medicamentos destinados ao Sistema Único de Saúde que atende a população carente, inventam beneficiários do bolsa família e da previdência para colocar essas pensões nos próprios bolsos, homens públicos que usam o poder para criar uma verdadeira rede de licitações vencidas através de suborno e todo um sistema de apoio financeiro durante campanhas eleitorais para garantir orçamentos estratosféricos em obras públicas. Esses e outros delitos vêm destruindo ou no mínimo adiando o acesso a uma vida digna para grande parte da população brasileira.

Brasil, o quinto maior país do mundo em território, possui aproximadamente 190 milhões de habitantes. Mesmo com as maiores concentrações nas regiões Sudeste, Nordeste e capitais, temos grandes bacias fluviais, a maior floresta equatorial e uma topografia generosa de planaltos e planícies bons para produção de alimentos. Se compararmos com a população nipônica de 127,4 milhões de pessoas que vivem em um arquipélago com rigorosas estações de chuva e neve, e restrições de recursos naturais devemos aprender como esse país chegou a segunda maior potência mundial e um dos lideres mundiais em desenvolvimento de novas tecnologias amigas do ambiente.

Viajar para o Japão e ver aquele pais funcionando, administrando seus problemas e buscando soluções, mas acima de tudo respeitando os direitos do seu povo, me instigou e me indignou a não querer menos para o nosso pais. Quanto mais viajo, mais fortes ficam as minhas raízes. Quero o nosso Brasil como merecemos. Crianças e adolescentes com acesso a educação de qualidade, atendimento decente para todos nos postos de saúde e hospitais, homens e mulheres com emprego, moradia, alimentação e transporte, jovens com perspectivas reais de sucesso na vida. Continuarei viajando pelo mundo e voltarei para casa, agradecida pela vista do mar, pela brisa que sopra em meu rosto, pelo carinho e aconchego do meu lar, e nesse momento pensarei positivamente no dia em que essa pátria mãe gentil será para todos os brasileiros.

Texto elaborado para revista Boa Dica / Japão

1 comentário:

Arthur Brasileiro disse...

"Continuarei viajando pelo mundo e voltarei para casa, agradecida pela vista do mar, pela brisa que sopra em meu rosto, pelo carinho e aconchego do meu lar, e nesse momento pensarei positivamente no dia em que essa pátria mãe gentil será para todos os brasileiros."

Só falta colocar a música... Parte da letra tá aí...

Sucesso!